Fortaleza, Terça-feira, 26 Janeiro 2021

Pesquisar

Alcance ENEM

Combate COVID-19

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

Histórico - QR Code Friendly
         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Tamanho letra:
 

Histórico do MALCE

 

O "Memorial Deputado Pontes Neto" foi criado pela Portaria nº 45/97, de 21 de março de 1997, durante a presidência do Deputado Luiz Pontes na Assembleia Legislativa do Ceará. À época foi assim denominado para homenagear um dos mais destacados parlamentares cearenses, tanto no exercício de suas funções políticas, quanto profissionais e humanitárias.

A inauguração oficial do Memorial, embora não houvesse ainda um espaço físico destinado ao seu funcionamento, deu-se também em 1997, com a exposição "O Ceará em Tempo de Redemocratização: os Constituintes de 1947". Juntamente com a mostra foi lançado o livro "Cinquentenário da Carta Magna Estadual 1947-1997". Devido a um Convênio firmado entre a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Cultura do Ceará, no ano seguinte a exposição foi levada, em caráter de longa duração, para o Arquivo Público do Estado. Lá permaneceu durante oito anos.

Em 2007, por iniciativa do então Presidente Marcos Cals, o Memorial conquistou o primeiro espaço físico especificamente destinado à sua instalação. A inauguração da sala nas dependências da Casa do Povo foi em 30 de janeiro do mesmo ano.

Após treze anos da publicação da Portaria que o criou, o Memorial se estabelece definitivamente dentro do Parlamento Cearense. A conquista deve-se à percepção acurada do Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará no biênio 2009-2010, Deputado Domingos Filho, que entendeu ter chegado o momento de qualificar o Memorial para atender às demandas da sociedade. As instalações receberam equipamentos de última geração, e o corpo técnico, capacitação profissional.

Dando continuidade às mudanças, em 2010 o Memorial adotou a sigla MALCE e reorganizou a sua equipe, assumindo novos compromissos e desafios nos quais vem trabalhando a fim de cumprir os propósitos para os quais se destina.

 

Protocolo Digital

PROCON ALECE

Portal do Servidor

Eventos

Enquete

O Brasil deu um grande passo ao iniciar a vacinação contra a Covid-19. Como apoiar essa iniciativa que salva vidas?

Com campanhas educativas promovidas pelo governo, mostrando a importância da imunização da população - 23.1%
Por meio de mensagens aos parentes e amigos, estimulando a vacinação e combatendo as notícias falsas na rede social - 15.4%
Somando esforços da sociedade e do governo na ampla divulgação da vacina contra a Covid-19 - 61.5%
A votação para esta enquete foi encerrada em: %25 %b %2021 - %10:%Jan


 

  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500