Fortaleza, Segunda-feira, 30 Março 2020

Salmito comenta produção de plástico biodegradável feito da mandioca - QR Code Friendly
Terça, 29 Outubro 2019 11:50

Salmito comenta produção de plástico biodegradável feito da mandioca

Deputado Salmito Deputado Salmito Foto: Edson Júnior Pio
O deputado Salmito (PDT) destacou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (29/10), a produção de um novo tipo de plástico biodegradável, que tem como matéria-prima o amido de mandioca, por alunos da Universidade de São Paulo (USP).

Conforme explicou o parlamentar, o plástico é produto de uma parceria entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, e a Escola Politécnica, ambas unidades da USP. “Os pesquisadores desenvolveram uma técnica que utiliza o gás ozônio para processar o amido e melhorar as propriedades do plástico, resultando num produto mais transparente e resistente, podendo ser usado em diversos tipos de embalagens”, explicou.

Salmito disse enxergar no produto mais uma oportunidade de indústria para o Ceará, visto a vocação para a produção de mandioca. “Somos produtores desta matéria-prima, portanto, poderemos atrair indústria para a produção deste plástico biodegradável, promovendo a interlocução entre empresários, universidades, produtores e  governo”, apontou.

O deputado lembrou que o Ceará já vem buscando oportunidades de gerar emprego e renda, potencializando as vocações de cada região. “Apoiamos as atividades do Complexo Portuário do Pecém, o novo Distrito Industrial de Horizonte, assim como o de Maracanaú, o hub aéreo no Aeroporto Internacional de Fortaleza, o turismo religioso do Cariri, mas precisamos chegar também ao semiárido, envolvendo ciência e tecnologia”, ponderou.

Em aparte, o deputado Lucílvio Girão (PP) parabenizou o colega deputado pela preocupação com o desenvolvimento sustentável do Estado. “A sua experiência e capacidade nos faz enxergar as mais diversas possibilidades de movimentar a economia cearense aproveitando o que temos de melhor e com os cuidados necessários com o meio ambiente”, elogiou.

Já o deputado Marco Sobreira (PDT) reconheceu a importância da produção deste tipo de plástico e o fato dele ser biodegradável. “É muito importante que busquemos o desenvolvimento, mas de forma sustentável, procurando fontes renováveis. Já temos aqui no Estado cerveja produzida com mandioca e sei que esse é o futuro ideal para o nosso planeta, gerando renda e emprego para a população”, salientou.
LA/AT

Você já está adotando as medidas preventivas pra evitar a propagação do vírus Covid-19(Coronavírus)?

Sim, tenho usado álcool gel e lavado as mãos com água e sabão evitado ambientes fechados e aglomerados - 90%
Não, acho que tem muito alarmismo, prefiro aguardar - 10%
A votação para esta enquete foi encerrada em: %23 %b %2020 - %10:%Mar