Fortaleza, Sexta-feira, 14 Agosto 2020

Combate COVID-19

Acrísio Sena aponta importância sobre o descarte de resíduos sólidos - QR Code Friendly
Quarta, 11 Dezembro 2019 12:59

Acrísio Sena aponta importância sobre o descarte de resíduos sólidos

Deputado Acrísio Sena Deputado Acrísio Sena Foto: Edson Júnior Pio
O deputado Acrísio Sena (PT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (11/12), a importância do descarte correto do lixo. O parlamentar convidou a população para participar do I Seminário Nordeste de Resíduos Sólidos, que será realizado quinta-feira (12/12) e sexta-feira (13/12), às 9h, no auditório Murilo Aguiar da AL.

De acordo com o parlamentar, o encontro servirá para intercambiar as experiências dos estados do Nordeste na destinação dos resíduos sólidos e que esse ainda é um grande desafio para o Ceará, que possui muitos lixões pendentes de desativação. “Na ocasião, serão apresentadas as conclusões dos planos regionais de resíduos sólidos, dos 184 municípios do Estado, com as propostas de coletas seletivas para regiões que precisam ser contempladas”, informou.

Acrísio Sena observou que 60% a 70% do considerado lixo são passíveis de reciclagem. “Com isso, poderíamos estar gerando emprego e renda, incrementando a economia dos municípios, trazendo, acima de tudo, a sustentabilidade. Os planos terão grandes investimentos daí a necessidade de dividir por regiões”, pontuou.

O deputado comentou também que conheceu uma cidade com mais de 100 mil habitantes, na Suécia, durante evento para tratar da agroecologia, que recicla 98% dos resíduos sólidos. “Esse é um excelente modelo e precisa ser seguido. Não é possível que não consigamos criar uma cidade piloto para implantar um programa como esse”, disse.

O parlamentar criticou a gestão do ministro de Meio Ambiente, Ricardo Sales, que, segundo ele, está desmontando a política de resíduos sólidos do Brasil ao defender a incineração do lixo. “O ministro retira até a participação dos catadores que tiram sua renda desse trabalho. O ministro acha que isso vai resolver os problemas dos lixões. Pelo contrário, irá impactar o meio ambiente, gerando mais gases poluentes, e ainda desrespeitam a política que mostra que devemos priorizar a reciclagem como saída para o descarte dos resíduos”, destacou.

O deputado Elmano Freitas (PT), em aparte, afirmou que o atual ministro do meio ambiente não tem compromisso com a questão ambiental e conseguiu reunir todos os ex-ministro da pasta contra a sua gestão. “É triste ver que o ministro está indo contra o que deveria defender: o meio ambiente”, lamentou.

O deputado Renato Roseno (Psol) salientou que no Ceará é preciso fortalecer a fiscalização no descarte de resíduos de alta toxidade, realizado no Pecém. “Esses resíduos estão sendo incinerados e precisam ser analisados os impactos disso no ambiente e na saúde da população”, alertou.
GS/AT

Protocolo Digital

As condições para garantir a atuação da mulher na política são satisfatórias?