Fortaleza, Segunda-feira, 23 Setembro 2019

Quarta, 19 Junho 2019 05:05

Coluna Antonio Viana

Paulo Pinho sai de Poranga para as eleições na Capital     Verdade. O ex-prefeito Paulo Pinho bateu um longo papo com a reportagem, durante visita ao Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, oportunidade em que relembramos aspectos de sua vida profissional junto à Caixa Econômica Federal, em vários outros cargos públicos já exercidos e atualmente no âmbito da Prefeitura de Fortaleza, atrelado à equipe do prefeito Roberto Cláudio. O conhecido ex-prefeito de Poranga foi cabo-eleitoral e “afilhado” político do saudoso deputado Antonio Eufrasino Neto, de quem o repórter foi igualmente uma espécie de “assessor”. Vivi e vibrei a época de Eufrasino Neto na Assembleia, com a maneira de fazer oposição com muita responsabilidade. No caso de Paulo Pinho, trata-se de político, igualmente habilidoso e, que vem coroando com muitos êxitos o seu apoiamento aos candidatos escolhidos. No último pleito votou em Queiroz Filho para deputado estadual (eleito pelo PDT) e na reeleição de Leônidas Cristino (PDT). Agora, há uma explícita manifestação de conterrâneos, amigos e simpatizantes para que traga seu domicílio eleitoral de Poranga e dispute uma vaga de vereador à Câmara Municipal. Embora, ainda nada definitivo, mas, pela minha experiência, acho que sim, o ex-prefeito Paulo Pinho trará seu domicílio eleitoral de Poranga e disputará com chances uma vaga à CMFor, que já pinta com provável boa renovação com vistas às eleições de outubro de 2020. Estamos atentos.   Emprego A deputada Aderlânia Noronha (SD) apresentou Projeto de Indicação na Assembleia criando o Programa de Empregos para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar destinado a atender a demanda por trabalho e qualificação profissional de mulheres nessa condição. Segundo a parlamentar, trata-se de mecanismos que vão livrar essas mulheres da submissão ao agressor devida a dependência financeira. “Apesar de muitas fazerem a denúncia logo na primeira agressão, percebemos que o principal motivo para que elas se submetam a permanecer ao lado do esposo ou companheiro é a dependência financeira”.   Como ficará Afirma a deputada Aderlânia que com a implantação do Programa, o Estado do Ceará poderá ganhar uma ação pioneira, na qual visa permitir que as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar possam reestruturar suas vidas através do trabalho, desenvolvendo atividades profissionais que permitam sua independência financeira. O Estado, poderá por meio da Casa da Mulher Cearense, promover cursos, palestras e oficinas, proporcionando-lhes formação e qualificação para o mercado de trabalho. Convênios poderão ser firmados para estimular a formação de parcerias com o setor privado, observando a vocação profissional de cada uma. Sem dúvida, importante projeto. Que seja aprovado na Assembleia e, já que é de Indicação, que o governador Camilo Santana o acolha de bom grado e mande um projeto específico para a Assembleia sobre o assunto.

I SEMINÁRIO

A proibição de canudos de plástico pode ajudar na preservação ambiental?

Sim, além de se jogar menos lixo plástico na natureza, tem um grande simbolismo e caráter educativo - 80.6%
Não, o impacto vai ser pequeno para a preservação e pode causar transtorno e prejuízo ao comércio - 19.4%
A votação para esta enquete foi encerrada em: %23 %b %2019 - %10:%Set
Coluna Antonio Viana - QR Code Friendly