Fortaleza, Sábado, 20 Abril 2019

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Culturais
Quinta, 11 Abril 2019 13:05

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (09/04), o programa Autores e Ideias recebe o professor e escritor Aírton de Farias. Ele fala sobre o livro de sua autoria: "Pavilhão Sete: presos políticos da ditadura civil-militar". A obra foi lançada na Assembleia Legislativa. O trabalho é fruto da tese de doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. O autor descreve os detalhes do cotidiano de presos políticos cearenses nos anos de 1970. A obra conta também as articulações que persistiam no cárcere, as divisões que eram sustentadas entre os vários grupos, a resistência mesmo na cadeia por meio de  instrumentos como, por exemplo, “a greve de fome”. O professor Airton de Farias também é mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e bacharel em direito também pela UFC. Atualmente, é professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Com produção e apresentação de Lilian Martins, Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 03 Abril 2019 13:05

Autores e Ideias

A escritora, professora, bailarina e doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Vanessa Passos é a convidada do Autores e Ideias, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), nesta terça-feira (02/04), às 20h.  O programa celebra também o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado anualmente em 2 de abril. Além de conversar sobre a data, que é destinada ao incentivo e conscientização da importância do gênero literário para a formação de novos leitores, Vanessa Passos também vai conversar sobre o seu livro “Fábrica de Histórias”. A obra infantojuvenil nasceu da relação afetiva da autora com a escrita e com sua filha. Publicada de forma artesanal e independente, a publicação é ilustrada pela escritora e artista visual Raisa Cristina e prefaciado pela escritora Marília Lovatel. A produção e apresentação é da jornalista Lílian Martins.

Vídeo relacionado

Quarta, 27 Março 2019 13:43

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias recebe, nesta terça-feira (26/03), o ator, cantor, dramaturgo, bailarino, produtor, colunista e escritor Raffael Barroso. Ele fala sobre o livro “Arrumando a Casa”, lançado em dezembro de 2018 pela editora Premius. É a primeira publicação literária do artista e retrata a dor extrema de uma perda em prosas poéticas, buscando não deixar para os leitores o sentimento de tristeza. Raffael Barroso nasceu em Fortaleza, em 1976. O artista é formado em Teatro/Belas Artes e Gestão Empresarial pela Universidade de Fortaleza e ocupa a cadeira de número 18 da Academia Cearense de Artes. Ele atua também com projetos dedicados ao ensino e obras sociais. O programa Autores e Ideias traz ainda os detalhes do 5º Seminário Baú de Leituras, realizado pela Casa do Conto. O encontro reúne bibliotecários e mediadores de leitura de bibliotecas comunitárias contempladas com o projeto Baú de Leitura. Com produção e apresentação de Lílian Martins, Autores e Ideais é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 20 Março 2019 15:34

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (19/03), o Programa Autores & Ideias recebe o escritor Jansen Viana, autor do lançamento: "Eles não suportam poesia". Com bastante irreverência, o autor cearense versa com acidez sobre o atual cenário político brasileiro. Sua obra ecoa a resistência à ditadura militar promovida por inúmeros poetas, homenageados na ocasião do lançamento com um pocket show de Márcio Cardoso cantando musicas de protesto que marcaram o período de chumbo no Brasil. Sempre com bom humor, o escritor não nega seu posicionamento político e promete surpresas na ocasião. O lançamento será no próximo dia 22, no auditório da AABB Fortaleza, na Av. Barão de Studart, 2917, às 19h30. O programa traz ainda os detalhes do Seminário V Baú de Leitura, uma realização da Casa da Prosa. Com produção e apresentação de Lílian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.  

Vídeo relacionado

Quarta, 13 Março 2019 13:24

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (12/03), o programa Autores e Ideias traz o tema Blog Literário em entrevista com o escritor e blogueiro Diego Gregório e com a jornalista e editora Isabel Costa. A dupla traz os detalhes da atuação de seus respectivos blogs, além de nos contar como é este processo da escrita para o blog literário e para o livro impresso. Novidades das ferramentas digitais e os entraves do mercado editorial também são mencionados durante este bate-papo. Diego Gregório é poeta e responsável pelo Blog Literário Beijo do Escuro e também pelo Blog Homem etc. Isabel Costa é responsável pelo Blog Literário Leituras da Bel e é editora do Selo Editorial Aliás, responsável pela publicação exclusiva de mulheres cis ou trans. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 27 Fevereiro 2019 13:11

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (26/02), o Programa Autores e Ideias recebe os escritores Pedro Silva e Jansen Viana. Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará, Pedro Silva estreia na literatura com a obra de ficção científica "Telenguage". O livro é publicado pela editora independente Expresso Poema e narra, de maneira inovadora, uma estória na qual se articulam temas como a gênese e a evolução da linguagem humana. Participa também do programa o escritor Jansen Viana, autor do livro: “Eles Não suportam a poesia: a resistência em forma de verso”. O autor traz todos os detalhes da nova publicação que será lançada em Fortaleza ainda neste semestre. O livro segue para pré-venda em Campanha de Financiamento Coletivo no site Catarse. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. Em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 20 Fevereiro 2019 13:19

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (19/02), o programa Autores e Ideias recebe o escritor e psicólogo Raimundo Neto. O autor piauiense estreia na literatura com o livro de contos: “Todo esse amor que inventamos para nós”, obra vencedora do Premio Paraná de Literatura do ano passado. A obra explora personagens e conflitos familiares da população LGBTQ+ construindo uma forte crítica social. Em entrevista, o autor conta os detalhes da premiação, os bastidores livro, a crise do mercado editorial brasileiro e muito mais. Participa também do programa a coordenadora geral do Festival Internacional de Contos: Lamparina de Histórias, Júlia Barros, fazendo um balanço das atividades do Festival que homenageou a tradição oral africana e a cultura afro-brasileira nas cidades Fortaleza e Pecém. Com produção e apresentação de Lilian Martins, o Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. A exibição ocorre às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 13 Fevereiro 2019 12:00

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (12/02), recebe a editora executiva do Imeph, Lucinda Azevedo. A convidada vai falar sobre as novidades da editora em 2019. Lucinda também vai dar detalhes sobre sa participação na Feira Literária de Cabo Verde, a Morabeza, que aconteceu de 19 a 28 de outubro de 2018, na Ilha de São Vicente. O programa destaca ainda o livro "Meus Poemas Ilustrados", do ex-governador do Estado Gonzaga Mota. A obra será lançada nesta quinta-feira (14/02), às 18h, na livraria Benfica. Nas 104 páginas do livro constam poemas que retratam os sentimentos do autor. A capa e as ilustrações são de autoria do artista brasiliense Valdério Costa. Autores e Ideias traz também informações sobre a Primeira Festa Literária da Diversidade Sexual (Flids), que realizada nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza. A feira trouxe temática voltada para a identidade de gênero, direitos civis e visibilidade cultural dos grupos LGBT. Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 06 Fevereiro 2019 10:02

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (05/02) recebe o poeta, escritor, compositor e produtor cultural Alan Mendonça. Ele vai apresentar os livros “O cinema dos fósseis”; e a antologia “Cinco inscrições da mortalidade”, lançados com poemas de escritores cearenses, como Bruno Paulino, Dércio Braúna, Renato Pessoa e o vencedor do Prêmio Jabuti, Mailson Furtado. Cada publicação resguarda diferentes temáticas e perspectivas de leitura da poesia. “O cinema dos fósseis” apresenta um Alan Mendonça de estética minimalista, breve, com ilustrações de diversos artistas plásticos, como Descartes Gadelha, Rafael Limaverde e Fernanda Meireles. Lançado em dezembro pela Editora Radiadora, o livro tem prefácio dos escritores Carlos Vazconcelos e Kelsen Bravos. Já o “Cinco inscrições da mortalidade”, publicado pela Lua Azul Edições, merece destaque por ter sido gestado no Interior, distante dos holofotes da Capital. Na obra, cabe de tudo, aglutinando olhares particulares de cada autor sobre a vida e o dia-a-dia. Poemas musicados por artistas cearenses, criações já presentes em outras obras dos poetas e experimentações estéticas compõem o miolo do livro, promovendo uma vasta gama de perspectivas sobre o fazer poético. Com produção e apresentação de Lilian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quinta, 20 Dezembro 2018 12:54

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias,  desta terça-feira (18/12) se despede de 2018 com entrevista especial de fim de ano, com o religioso Francisco Galvão. O convidado é autor do livro "O Cultivo Espiritual em Tempos de Conectividade", publicado pela Paulus Editora. A obra traz reflexões para uma mudança de postura para o ano que se aproxima ao abordar o desafio e a necessidade de se cultivar a paz espiritual em meio à interatividade, conexões e entretenimento do mundo moderno. A obra, cujo lançamento está marcado para o próximo sábado (22/12), na livraria Paulus da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, é inspirada na sabedoria espiritual de nomes do cristianismo, como Henri Nouwen, Thomas Merton, Romano Guardini, Bento XVI, Papa Francisco e também na sutileza poética de Clarice Lispector, Etty Hillesum, Teresa de Ávila, Dalai Lama, Viktor Frankl e Zygmunt Bauman. Com produção e apresentação de Lílian Martins, o Autores e Ideias vai ao ar às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, a partir das 23h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 19

Enquete

Portal do Servidor

Culturais - QR Code Friendly


 

  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500