Fortaleza, Segunda-feira, 02 Agosto 2021

• Site Pessoal

Augusta Brito

Perfil

Augusta Brito de Paula é a primeira mulher eleita e reeleita deputada estadual pelo PCdoB no Ceará. Foi a primeira mulher líder do Governo na história da Assembleia Legislativa do Ceará e atua hoje como vice-líder do Governo na Casa. A parlamentar é natural de Fortaleza, mas tem como berço político a região da Ibiapaba, em especial a cidade de Graça, onde foi prefeita por duas vezes, em 2005 e 2009. Em seguida ocupou o cargo de secretária de educação em São Benedito. Em 2014 foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo reeleita em 2018.

Augusta Brito foi a primeira parlamentar do PCdoB a ocupar um cargo na Mesa Diretora, conquistando a 4ª secretária. Desde 2017 ocupa o cargo de Procuradora Especial da Mulher (PEM), onde tem buscado informar e formar a sociedade civil em torno da equidade de gênero, empoderamento da mulher e enfrentamento do discurso sexista, visando contribuir para o aumento da participação das mulheres na política em todas as regiões do estado. É responsável pela ampliação das ações da PEM na Assembleia Legislativa e pela implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais.

Augusta tem formação em Enfermagem e Direito. A parlamentar destaca-se na Assembleia Legislativa na luta em defesa dos direitos das mulheres, da enfermagem, da juventude, da democracia e pelos direitos do povo. A Deputada é presidente do Comitê de Estudos de Divisas e Limites Territoriais do Ceará, vice-presidente da Comissão de Saúde, membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e mais 12 pastas na Assembleia Legislativa.

Agropecuária (Membro)
Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Membro)
Constituição, Justiça e Redação (Membro)
Cultura e Esportes (Membro)