Fortaleza, Quinta-feira, 20 Fevereiro 2020

Terça, 12 Março 2019 13:33

Acrísio Sena destaca pauta da Comissão de Meio Ambiente

Dep. Acrisio Sena ( PT ) Dep. Acrisio Sena ( PT ) foto: Junior Pio
O deputado Acrísio Sena (PT) registrou, nesta terça-feira (12/03), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, a aprovação de requerimentos de autoria dele em reunião extraordinária na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido.

Um deles trata da reunião de trabalho, a ser realizada na tarde de hoje,  com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa,  no intuito de monitorar os impactos dos deslocamentos dos rejeitos da mineradora Globest para o rio Poty, em Quiterianópolis.

“Há toda uma preocupação de poluição dessa empresa e creio que seria muito importante que tivéssemos a abertura de diálogo com a prefeitura de Quiterianópolis e Câmara Municipal”, destacou.

Outros dois requerimentos do parlamentar acatados pelo colegiado tratam de solicitação de audiência pública. Um deles diz respeito ao pedido de debate sobre a Política Estadual de Meio Ambiente e os mecanismos de consolidação da gestão ambiental, com foco nas diretrizes administrativas e técnicas que orientam a utilização racional, conservação e preservação do ambiente no Ceará.

O outro solicita discussão acerca da criação da Rede de Proteção Animal no Estado. “Que a gente possa ter em duas frentes essa rede de proteção de animais silvestres da fauna e flora do Ceará e dos animais de pequeno porte, principalmente em Fortaleza”, explicou.

O parlamentar também abordou a reunião com o secretário de Articulação Política, Nelson Martins, a Cooperativa dos Produtores de Castanha do Caju e agricultores familiares da Fazenda Uruanam, no município de Chorozinho.

“Na pauta de reivindicação a implantação de uma base operacional de segurança agrária da Polícia Militar e a inclusão do programa Ceará Pacífico na fazenda”, citou.

Outra demanda com o secretário foi a questão do transporte de alunos técnicos de agropecuária de Independência para o Assentamento de Chorozinho. “Uma conquista de 23 de abril de 2017, quando o nosso governador Camilo Santana assinou a desapropriação para contemplar 1.400 famílias, num total de 390 residências”, ressaltou.

Acrísio Sena relatou ainda viagem ao município de Canindé, onde esteve discutindo a reforma do mercado público do município. “Há uma reivindicação histórica do mercado para fazer todo um remodelamento, da parte hidráulica, da pintura”, disse. O parlamentar se colocou à disposição para articular com a prefeitura e os permissionários do mercado e garantir a obra.

LS/AT

Plano de Cargos

Você concorda com proposta que altera lei dos royalties de petróleo, redistribuindo parte dos recursos do pré-sal conforme desempenho dos estados e municípios no Ideb?