Fortaleza, Segunda-feira, 22 Julho 2019

Sexta, 10 Maio 2019 10:57

Sérgio Aguiar comemora índices da alfabetização no Ceará

Deputado Sérgio Aguiar Deputado Sérgio Aguiar Foto: Edson Júnior Pio
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (10/05), o aumento dos índices na educação do Estado. O parlamentar assinalou que o Ceará está quase alcançando 100% da alfabetização na idade certa.

Sérgio Aguiar comentou dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) referentes a 2018, que foram divulgados nesta semana. “Conforme a avaliação, 78,8% dos estudantes apresentam nível desejável de alfabetização; 10,8% suficiente, e 6,8% intermediário. Apenas 2,9% apresentam alfabetização incompleta e 0,7% são considerados não alfabetizados”, informou.

O deputado destacou matéria do jornal O Povo, apontando que o acompanhamento da frequência escolar, a ampliação da jornada com reforço, além do desenvolvimento de projetos pedagógicos que buscam estimular o lúdico e a parceria com a família, são a base para os avanços. “O maior desafio enfrentado pela Secretaria da Educação é a permanência na escola nos anos finais do Ensino Fundamental”, assinalou.

O parlamentar comemorou ainda os avanços do município de Camocim na educação. Segundo o parlamentar, o município conseguiu, em comparação com 2011, superar em mais de 50% o ensino no segundo, quinto e nono ano. “Comparado também com os demais municípios que compõe a Regional IV, da Secretaria de Educação do Estado, Camocim lidera no segundo, quinto e nono ano o avanço do ensino”, disse.

Sérgio Aguiar parabenizou o esforço da prefeita de Camocim Mônica Aguiar. “A prefeita, que é do PDT, sabe que a educação deve ser o carro-chefe do município e investe sempre na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O deputado destacou também o projeto de lei  40/19, do Governo do Estado, em tramitação na Casa, que dispõe sobre a criação da Superintendência de Obras Públicas do Estado. “É uma junção do departamento de Arquitetura e Engenharia com o de Estradas e Rodagens, que vai criar essa superintendência que deve prestar grande serviço ao Ceará”, explicou.

Em aparte, o deputado Queiroz Filho (PDT) salientou a luta do ex-governador Cid Gomes para aumentar os índices na educação cearense e parabenizou o Governo do Estado pelos satisfatórios números no setor.
GM/AT

Onde você passará o período de férias?

Sérgio Aguiar comemora índices da alfabetização no Ceará - QR Code Friendly