Fortaleza, Sábado, 16 Novembro 2019

Quarta, 12 Junho 2019 11:40

Carlos Felipe comenta desempenho de Crateús em avaliação do IDEB

Dep. Carlos Felipe ( PCdoB ) Dep. Carlos Felipe ( PCdoB ) foto: Junior Pio
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (12/06), o desempenho do município de Cratéus nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O resultado foi divulgado na terça-feira (11/06) no primeiro boletim do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e apontou um crescimento para Crateús de 0,1 no biênio 2017/2018, “um crescimento menor em 20% em relação aos biênios anteriores”.

O parlamentar destacou que Crateús registrou crescimento contínuo durante 14 anos, indo da nota 2.9, em 2005, à 5.7, em 2016. “Um crescimento que variou entre 0.4 e 0.7 pontos a cada dois anos. No biênio 2017/2018, entretanto, esse crescimento foi de apenas 0.1 em relação aos biênios anteriores”, observou.

O parlamentar observou também que esses crescimentos contínuos aconteceram, durante a gestão como prefeito do município, e na gestão anterior a dele. A queda para 0.1 pontos aconteceu na gestão do atual prefeito.

“Houve crescimento nos índices de Crateús, ainda que numa proporção menor em relação aos outros municípios, e este eu credito aos funcionários das escolas, ao corpo docente, e todos aqueles que lutam para ofertar uma educação digna para nossas crianças, mesmo com restrições como falta de estrutura das escolas e de valorização dos profissionais”, defendeu.

Carlos Felipe cobrou ao prefeito atual de Crateús mais atenção à educação local e um melhor aproveitamento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que chegam ao município.

Ele disse que seu  mandato tem aconselhado à população sobre esses recursos, e que parte dele deve ser destinada aos professores. “As pessoas devem compreender a importância do investimento em educação. O município detém R$ 60 milhões em caixa, e é de fundamental importância dar condições dignas aos estudantes e aos profissionais”, ponderou.

Esse crescimento reduzido, ainda de acordo com o deputado, deixa Crateús para trás em relação aos outros municípios.“Todos cresceram nos índices do Ideb, e também o Ceará, consequentemente,  mas isso é resultado do investimento em políticas públicas para a educação iniciada nos governos estaduais anteriores, através de iniciativas com o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), e Crateús não pode ficar para trás nessa evolução”, salientou.

PE/AT

Lido 136 vezes Última modificação em Quarta, 12 Junho 2019 11:44

Eventos Novembro

Senado Federal analisa mudanças na pena de condenadas grávidas ou mães com filhos até seis anos. Você concorda?

Carlos Felipe comenta desempenho de Crateús em avaliação do IDEB - QR Code Friendly