Fortaleza, Sexta-feira, 06 Dezembro 2019

Quarta, 14 Agosto 2019 11:26

Sérgio Aguiar destaca importância da pesca artesanal para o Ceará

Deputado Sérgio Aguiar Deputado Sérgio Aguiar Foto: Edson Júnior Pio
O deputado Sérgio Aguiar (Psol) enalteceu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (14/08), a pesca artesanal no Ceará e pediu o fortalecimento da atividade.

O parlamentar informou que foi realizado seminário, ontem (13/08), em Fortaleza, para debater problemas enfrentados por pescadores de todo o Estado. Trabalhadores de diversos municípios estavam presentes no evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Sérgio Aguiar alertou que, por situações adversas, os trabalhadores têm encontrado dificuldade para exercer a atividade pesqueira, não só no litoral, mas também em açudes de todo o Estado. “O Nilton Martins, presidente da Federação dos Pescadores do Ceará, visitou 17 colônias. Dessas, 13 estão desativadas. Isso é preocupante”, observou.

O deputado destacou a importância da participação de trabalhadores de todas as regiões em audiência pública que será realizada na Casa Legislativa para debater formas de fortalecer a atividade no Ceará. A data do encontro ainda será definida. “É preciso integrar todos, seja do litoral ou do interior. A pesca é uma das principais fontes de renda de famílias e que influencia diretamente na economia do nosso Estado”, pontuou.

O parlamentar defendeu ainda que os jovens dêem continuidade no trabalho exercido pela família, seja na agricultura ou pesca, porém utilizando equipamentos e tecnologias que aperfeiçoem e valorizem mais essas atividades. “Não vou dizer que permanecem da mesma forma, com toda a dificuldade que possa ter. Mas que busquem avanços para fortalecer pesca ou agricultura”, esclareceu.

Sérgio Aguiar lembrou que, por meio de verba parlamentar, foram implantados equipamentos para auxiliar a atividade de pescadores de Camocim, no Litoral Oeste. “Esses equipamentos facilitam o acesso desses homens ao mar, diminuem o tempo em alto mar e garantem maior qualidade do pescado. Só em Camocim, são mais de 3 mil trabalhadores que vivem da pesca”, disse.

O deputado convidou, por fim, para sessão solene em comemoração ao Dia do Dia do Advogado, hoje, às 15h, no Plenário 13 de Maio. “Subscrevi a esse requerimento por reconhecer a importância da advocacia para nossa democracia”, explicou. Sérgio Aguiar informou também que será votado, na sessão plenária de hoje, o reajuste salarial para os professores, conquista que julga importante para a educação do Estado.

O deputado Acrísio Sena (PT), em aparte, ressaltou a importância da pesca artesanal no Ceará, e informa que foi de sua propositura a audiência pública, já aprovada, sobre a pesca artesanal no Ceará e sugeriu que seja incluído o litoral oeste e interior na discussão.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) lamentou não poder participar da sessão solene em comemoração ao Dia do Advogado, mesmo tendo subscrito o requerimento, pois estará em Crateús para entrega de leitos no hospital regional, mas destaca a importância da advocacia para o País nas muitas conquistas do povo brasileiro.

Já o deputado Vitor Valim (Pros) reforçou a importância de reconhecer a atividade pesqueira artesanal, por ser uma função crucial para a economia do Ceará. Defendeu ainda a entrega de título de cidadã cearense à primeira-dama Michele Bolsonaro, proposto pela deputada Dra. Silvana (PR).
GS/LF

Plano de Cargos

Como você pretende usar o 13º salário?

Sérgio Aguiar destaca importância da pesca artesanal para o Ceará - QR Code Friendly