Fortaleza, Terça-feira, 01 Dezembro 2020

Combate COVID-19

Questão de Ordem discute a problemática das drogas nesta sexta - QR Code Friendly
Sexta, 11 Mai 2012 16:18

Questão de Ordem discute a problemática das drogas nesta sexta

Renato Abreu Renato Abreu
O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 30), desta sexta-feira (11/05), recebe o pedagogo, psicólogo e escritor cearense Odailson da Silva que vai falar sobre seu livro “Drogas! Como a sociedade pode vencer esta guerra?”. A publicação trata de um problema social que atinge todas as classes e preocupa o poder público.

A obra mostra a importância da internação compulsória para dependentes químicos e analisa o envolvimento dos jovens com as drogas, principalmente com o crack. Na opinião do autor, o Estado tem o dever de internar, sobretudo menores de 18 anos, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece a dependência química como uma doença mental.

O trabalho é fruto de uma pesquisa de mais de cinco anos e da experiência adquirida pelo autor, após trabalhar durante seis anos em clínica de recuperação para dependentes químicos, o livro convida o leitor para um olhar diferenciado sobre o que, atualmente, a sociedade entende como internação compulsória. Uma reflexão sobre a visão de setores dos direitos humanos que entendem o internamento como uma iniciativa que fere o princípio da liberdade de ir e vir de todo cidadão.

Odailson da Silva é também co-autor do livro “Hospital Psiquiátrico - seis séculos de história”, numa parceria com Cleto Brasileiro, e lançou, em 2011, a publicação "Paradigmas da Loucura" na qual desmistifica tabus e resgata a dignidade e o respeito do paciente psiquiátrico.

O programa Questão de Ordem, apresentado pelo jornalista Renato Abreu, vai ao ar de segunda à sexta-feira, a partir das 19h40. Os telespectadores podem participar pelo telefone 3277.3151, da TV Assembleia, ou pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
DP/JU

Lido 1188 vezes Última modificação em Sexta, 11 Mai 2012 17:13

Protocolo Digital

O desemprego no Brasil atingiu taxa recorde de 14,6% no trimestre encerrado em setembro, afetando 14,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua). A que você atribui isso?