Fortaleza, Segunda-feira, 14 Outubro 2019

Quinta, 08 Agosto 2019 21:19

Cultura e cinema cearenses são celebrados em solenidade na AL

(1 Voto)
Cultura e cinema cearenses são celebrados em solenidade na AL Foto: José Leomar
A cultura e o cinema cearenses foram reconhecidos em sessão solene, nesta quinta-feira (08/08), em alusão ao Dia Cearense de Cinema e ao Dia Estadual da Cultura. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu requerimento do deputado Heitor Férrer (SD), subscrito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).

Heitor Férrer citou várias definições de cultura, como a de que seria algo que “os grupos humanos passariam para os seus descendentes” ou “a síntese de conhecimentos que são compartilhados pelos membros de uma determinada sociedade”, servindo de parâmetro para interagir entre si e compreender o mundo à sua volta. Segundo o parlamentar, a cultura do povo cearense cabe dentro de todos esses conceitos, “tão larga, tão ampla e tão rica é a sua constituição”, afirmou.

O deputado destacou ainda a criação do Dia Cearense de Cinema, comemorado no dia 5 de agosto em referência à data de instalação da Academia Cearense de Cinema, em 2017. “Desde aquele momento, a arcádia tem desenvolvido, por esforço e dedicação de seus membros, sem qualquer apoio oficial, uma série de eventos que, além de constituir inestimável contributo para o avanço da cultura cinematográfica do estado, reafirma a nossa vocação para a sétima arte”, salientou.

Já o deputado estadual Tony Brito (Pros) agradeceu a contribuição de todos os profissionais da cultura para o Estado e para o País. “Contem conosco, participem do nosso mandato, tragam propostas, contem com a nossa participação, com a nossa cobrança, com o nosso empenho em melhorar cada vez mais a cultura”, enfatizou.

Agradecendo em nome de todos os homenageados, a escritora e membro da Academia Cearense de Letras (ACL), Grecianny Carvalho Cordeiro, ressaltou que o Ceará sempre será um terreno fértil para a produção de intelectuais e artistas.

“A Assembleia Legislativa, na data de hoje, reconhece publicamente que não prescinde de seus escritores, poetas, músicos, cineastas, atores e atrizes, enfim, de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vencendo todas as adversidades possíveis e impossíveis, não desistem de fazer cultura. Por amor, por paixão, por vocação, porque não é do feitio do cearense desistir. Porque ‘o sertanejo é, antes de tudo, um forte’, nas palavras de Euclides da Cunha”, pontuou.

A solenidade homenageou 34 pessoas, dentre as quais estão os deputados Heitor Férrer e Dra. Silvana (PR); o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), Luis Edson Correia Sales; o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp/Alece), João Milton Cunha de Miranda; a presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), Ângela Gutiérrez; e o escritor e membro da ACL, Ubiratan Diniz Aguiar.

Também participaram da solenidade o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Durval Aires; o presidente da Academia Cearense de Cinema, Regis Frota; o presidente da Academia Cearense de Artes, Eduardo de Oliveira Cruz; e o presidente da Academia Sobralense de Estudo e Letras, Chrislene Cavalcante.

BD/LF

Lido 177 vezes Última modificação em Quinta, 08 Agosto 2019 21:45

Eventos Outubro

Câmara dos Deputados pode votar esta semana projeto que amplia permissão para porte de armas. Você é a favor?

Cultura e cinema cearenses são celebrados em solenidade na AL - QR Code Friendly