Fortaleza, Sábado, 16 Novembro 2019

Quarta, 28 Agosto 2019 21:12

Sessão Solene celebra 60 anos do Hospital Universitário Dr. Walter Cantídio

Sessão Solene celebra 60 anos do Hospital Universitário Dr. Walter Cantídio Foto: José Leomar
Os 60 anos do Hospital Universitário Dr. Walter Cantídio (HUWC) foram celebrados em sessão solene, nesta quarta-feira (28/08), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. De iniciativa da deputada Dra. Silvana (PR) e do deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB), com subscrição do deputado Heitor Férrer (SD), a solenidade homenageou médicos, enfermeiros e demais profissionais do hospital.

Dra. Silvana comentou sobre sua relação com o hospital, onde fez quatro anos de residência médica, e destacou a importância de valorizar um complexo educador e todos os profissionais que fizeram e fazem a história do local. “Quantas e quantas vidas vocês já não salvaram? Por esses 60 anos, eu desejo mais uns 300 anos de vida. Que esse hospital esteja de pé e com cada vez mais recursos, esse é o meu desejo”, enfatizou.

Dr. Carlos Felipe também falou sobre sua história no HUWC, onde atuou por mais de 20 anos. O parlamentar ressaltou ainda que, apesar das dificuldades e desafios que ainda precisam ser enfrentados, a Universidade Federal do Ceará (UFC) destaca-se por ser referência em pesquisa, sendo a 19º melhor universidade da América Latina.

Para Heitor Férrer, o HUWC é um grande patrimônio do Estado do Ceará. “É nossa obrigação homenageá-lo, porque a quantidade de pessoas que se socorrem nos nossos serviços públicos de saúde e as doenças mais graves que chegam ao nosso hospital universitário são grandes exemplos que integram a nossa coletividade”, afirmou.

Agradecendo em nome de todos os homenageados, o superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Luciano Bezerra Moreira, disse dividir a homenagem e todos os agradecimentos da solenidade entre os mais de 3.500 profissionais que povoam o HUWC.

“Enquanto nós estamos aqui, participando dessa bela festa, tem um time muito grande de pessoas atuando naquelas casas para dar assistência da melhor qualidade com a competência mostrada por nosso técnico de radiologia, por nosso técnico de laboratório e assim por diante, em relação a toda a miríade de profissionais que compõem as duas instituições: o HU e a MEAC (Maternidade Escola Assis Chateaubriand)”, enfatizou José Luciano.

Na universidade há 50 anos, o vice-reitor da UFC, Glauco Lobo, pontuou que grande parte dos médicos do Ceará passou pelo hospital universitário. “Na verdade, todos nós somos devedores. Nada que a gente faça por aquele hospital vai pagar o que ele nos deu, o que ele continua dando e o que ele vai nos dar muito mais ainda”, frisou.

Já o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda, ressaltou o valor da multidisciplinaridade no exercício da Medicina. “O Hospital Universitário foi o primeiro local onde eu percebi a importância da equipe multidisciplinar, por isso acho que esta plateia está bem representada”, enfatizou, acrescentando que busca replicar esse cuidado com a saúde de forma integral nas outras unidades por onde passa.

Foram agraciados com homenagens o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, José Luciano Bezerra Moreira; a professora de Medicina e anestesiologista Joselinia Maria Ales; a enfermeira Diva Alves; o chefe do Setor de Administração, Antônio Luiz Pereira; a técnica de enfermagem Tereza Cristina Frazão; o técnico em radiologia Edvan Lopes; o técnico em laboratório André Jhonathan Dantas; a fonoaudióloga Alessandra Teixeira; o médico radiologista Franzé Francisco Magalhães e a médica clínica Geísa Maria Evangelista.

Também participaram da solenidade a diretora clínica em exercício do Hospital Universitário Dr. Walter Cantídio, Airtes Vitoriano, e o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha.

BD/CG

Eventos Novembro

Senado Federal analisa mudanças na pena de condenadas grávidas ou mães com filhos até seis anos. Você concorda?

Sessão Solene celebra 60 anos do Hospital Universitário Dr. Walter Cantídio - QR Code Friendly