Fortaleza, Segunda-feira, 17 Fevereiro 2020

Reforma Política é o tema do Questão de Ordem desta quinta-feira - QR Code Friendly
Quinta, 19 Setembro 2019 15:16

Reforma Política é o tema do Questão de Ordem desta quinta-feira

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quinta-feira (19/09) entrevista o presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (Icede), André Costa, e o presidente da Comissão de Estudos Políticos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Isaac Andrade, sobre reforma política.

O assunto será tema de audiência pública nesta sexta-feira (20/09), às 9h, no auditório da OAB/CE, promovida pela entidade, por meio da Comissão de Estudos Políticos, em parceria com a OAB Nacional, através da Comissão Especial de Estudos da Reforma Política, com o apoio do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (Icede).

O encontro contará com apresentações sobre temas como o sistema e o voto distritais puros ou mistos e relegitimação democrática da representação política; a possibilidade de candidaturas avulsas ou independentes e a desvinculação de candidato a partido político; a obrigatoriedade de cota de gênero nas eleições e nos partidos políticos como meios possíveis para ampliar a inserção da mulher nos poderes Legislativo e Executivo e, por último, a reforma política democrática e republicana, suas perspectivas e realidades.

André Costa é conselheiro Federal da OAB e presidente da Comissão Especial da Advocacia Municipalista da OAB Nacional. Ele também é membro da Comissão Especial de Avaliação das Eleições no Sistema OAB, da Comissão Especial de Direito Eleitoral e da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política da OAB Nacional.

Isaac Andrade é mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e doutorando em Ciência Política pela mesma instituição. Ele é pós-graduado em Filosofia, Direito e Processo Tributário, Direito Civil e Direito Eleitoral e cursa pós-graduação em Gestão Pública pela Escola de Direito Paulista.

O Questão de Ordem é apresentado pelo jornalista Renato Abreu, com produção de Helenir Medeiros, e vai ao ar na TV Assembleia de segunda a sexta-feira, às 19h30, com reprise às 7h20 do dia seguinte. O programa também é apresentado na FM Assembleia (96,7MHz), de segunda a sexta-feira, às 22h.

LV/CG

Plano de Cargos

Você concorda com proposta que altera lei dos royalties de petróleo, redistribuindo parte dos recursos do pré-sal conforme desempenho dos estados e municípios no Ideb?