Procuradoria Especial da Mulher

SOBRE: 

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (PEM), criada por meio da resolução em 2012, tem a finalidade de zelar pela participação das Deputadas nos órgãos e atividades da Alece, em colaboração com a Mesa Diretora, além de promover ações e desenvolver projetos voltados aos direitos das mulheres, a luta pela igualdade de gênero e o combate a todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

Em 2024, a resolução 765/2024 foi promulgada com o objetivo de fortalecer a Procuradoria Especial da Mulher, definindo seus objetivos, criando células especializadas e instituindo o Observatório da Mulher Cearense. As medidas buscam maior eficiência na atuação do órgão, na qualidade das políticas públicas desenvolvidas e na luta pela igualdade de gênero.

COMPETÊNCIAS:

Receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher;

Fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual, que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito estadual;

Cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres.

Além disso, a PEM tem como objetivo a ampliação do número de Procuradorias da Mulher no interior do Ceará, buscando a interiorização do órgão e disseminação das informações. Para isso, foi criado o Programa de Implementação das Procuradorias Especiais da Mulher, que visa a instalação de Procuradorias das Mulher nas Câmaras Municipais e reuniões de trabalho com para realização de ações e campanhas pela prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.


COMO ATUA?

A PEM possui um canal de comunicação chamado Zap Delas, destinado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência no Ceará. A ferramenta, oferecida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, está disponível pelo número (85) 99814.0754, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Nossas atendidas recebem as orientações iniciais e são encaminhadas para a nossa equipe multidisplinar realizar o acompanhamento, conforme o caso. Nossa equipe multidisciplinar é composta por psicólogas, advogadas, assistente social e outros profissinais com treinamento especializado e voltado para o atendimento humanizado das mulheres que nos procura.

OBSERVATÓRIO DA MULHER CEARENSE 

O Observatório da Mulher Cearense (OMCE) é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o propósito de compartilhar e monitorar dados que impactam a vida das mulheres cearenses.

Sua missão é trazer análises, pesquisas e estatísticas para construir conhecimentos críticos que impulsionem a mudança e a elaboração de políticas públicas mais eficazes e realistas em defesa das mulheres cearenses.

Objetivos:
- Contribuir para a promoção da equidade de gênero e dos direitos das mulheres na sociedade e na política;
- Concentrar dados e estatísticas confiáveis sobre a mulher, proporcionando uma visão abrangente em relação às diversas violências contra a mulher, com ênfase na violência doméstica e política;
- Ser um espaço de divulgação e disseminação das legislações vigentes sobre os direitos das mulheres e oferecer canais de denúncia e atendimento às mulheres em situação de violência;
- Produzir pesquisas, estudos e estatísticas baseadas em dados oficiais e públicos, oferecendo informações relevantes para a formulação de políticas públicas cada vez mais eficazes;
- Realizar diagnósticos qualificados sobre a situação da mulher na sociedade.

Acesse o Observatório da Mulher Cearense (OMCE) em omce.al.ce.gov.br.

 

EQUIPE: 

Coordenadora da Procuradoria

Erica Praciano


 

Procuradora Especial da Mulher

Deputada Juliana Lucena


 

Procuradoras Adjuntas

Deputada Larissa Gaspar 

Deputada Emilia Pessoa 

Deputada Luana Régia


 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARTILHA “MULHER, SUA VOZ TEM FORÇA”

 

CARTILHA “PAPO ENTRE HOMENS”

FUNCIONAMENTO: 

Segunda à sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.

Os atendimentos são agendados previamente por meio do ZAP DELAS, que é o canal de whatsapp para atendimento da Procuradoria, ou de forma presencial na sede da PEM, e realizados de forma híbrida (presencial e/ou virtual), tendo prioridade o atendimento virtual para as mulheres do interior do Ceará. 

ENDEREÇO: 

Av. Desembargador Moreira, 2930 A. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.

CONTATOS: 

Telefone: (85) 3277.2748

Zap Delas: (85) 9 9814-0754

E-mail: pem@al.ce.gov.br

CONTATOS DE APOIO À MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA:

Disque 180 - Central de Atendimento à Mulher

Disque 190 - Polícia Militar

Delegacia de Defesa da Mulher: presencial ou pelo telefone (85) 3108.2950

Registro de Boletim de Ocorrência eletrônico: www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo - aqui há uma barra especial na página para denúncia de violência doméstica.
 

Legislação: