Notícias

Roda de conversa discute papel dos museus no fomento à educação e ao conhecimento

Por Giovanna Munhoz
13/05/2024 18:04 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Dário Gabriel

O Memorial Pontes Neto (Malce) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (13/05), a roda de conversa Pesquisa, Ações Educativas e Experiências em Espaços Museológicos. O evento integrou atividades da Semana Nacional dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e fez alusão ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de Maio. 

O coordenador do Malce, Paulo Roberto de Carvalho, explicou a importância dos museus no conhecimento da história e na construção do futuro dos cidadãos. “Quando analisamos a nossa história conseguimos entender as construções, o nosso presente e, com isso, pensar o futuro sabendo das lutas e direitos conquistados”, disse. 

Coordenador do Malce, Paulo Roberto de Carvalho, aponta importância dos museus no conhecimento da história e na construção do futuro. - Foto: Dário Gabriel

Paulo Roberto destacou também a relevância do acervo do Memorial Deputado Pontes Neto para a história da política do Ceará. “O Malce conta com mais de dois mil objetos referentes à construção do Parlamento Cearense. São materiais que nos ajudam a entender a construção do Parlamento além de fortalecer o processo de educação e cidadania da população”, apontou. 

A curadora do Malce, Paula Virgínia Pinheiro, reafirmou a importância do museu da Alece para a construção da história do Ceará e frisou a relevância da roda de conversa. “Essa atividade veio para inserir o Memorial da Assembleia Legislativa na programação da Semana Nacional dos Museus e também para fortalecer as parcerias com equipamentos culturais”, afirmou. 

Para a diretora do Museu do Ceará e historiadora, Raquel Caminha, é necessário reconhecer os museus como espaços culturais que fomentam a educação e conhecimento. “Não são apenas espaços expositivos ou de contemplação, mas são lugares de educação não formal que nos faz refletir sobre a nossa história e nossa sociedade, além de firmar a prerrogativa que uma cidade se forma através da sua história e da sua memória”, ressaltou.

Já a coordenadora educacional do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, salientou a importância de falar sobre pesquisas, programas, projetos e trabalhos educacionais dos museus. “Encontros como essa roda de conversa, buscam uma troca de experiências e são extremamente necessários para quem representa os museus e para a sociedade”, analisou.

A coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Ana Paula Gomes, também enfatizou a necessidade de estreitar relações e fortalecer a rede de museus cearenses. “Além desse fortalecimento é necessário buscar alternativas para que a população conheça a riqueza da sua história que estão presentes nos museus”, disse.

Além de profissionais ligados ao seguimento museológico, o evento contou com a participação da população que pôde tirar dúvidas e reconhecer os museus cearenses como espaços de construção, conhecimento e fomentação de pesquisas.

Edição: Clara Guimarães 

 

 

 

Veja também