Notícias

Curso de capacitação para organizações sociais é lançado pela Unipace

Por Ricardo Garcia
06/03/2024 12:56 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT) participa lançamento do curso “Gestão de Projetos para Organizações Sociais” Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT) participa lançamento do curso “Gestão de Projetos para Organizações Sociais” - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), lançou, na manhã desta quarta-feira (06/03), o curso “Gestão de Projetos para Organizações Sociais”, gratuito, voltado para a comunidade de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O foco é capacitar lideranças comunitárias, representantes de associações e demais interessados.

Para o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), o terceiro setor já é uma realidade no País, alcançando uma nova dimensão nos últimos 20 anos, graças à atuação das organizações sociais. “Temos uma nova conjuntura no que diz respeito à execução de projetos, sobretudo aqueles na área social. Por isso, é tão importante nós capacitarmos as pessoas que estão nessas organizações. Seja na área contábil, na prestação de contas, na captação de recursos via editais”, destacou.

Ainda de acordo com o presidente da Casa, cursos como o ofertado pela Unipace permitem capacitar e qualificar os representantes do terceiro setor na perspectiva de promover uma melhoria dos serviços sociais. “Me sinto orgulhoso e honrado de abrir as portas do Parlamento, indo além da nossa missão de legislar e fiscalizar, tendo a sensibilidade de ouvir, escutar e atender as demandas da sociedade”, assinalou.

A presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), disse considerar a instituição um “símbolo do Parlamento aberto e com responsabilidade social”, que está acolhendo representantes de diversas organizações sociais para promover um curso de capacitação.

“É uma iniciativa super importante, porque as organizações sociais, o terceiro setor, representam uma parte significativa da atividade pública. Nesse sentido, é preciso dotá-las de conhecimentos sobre a captação e administração de recursos, além de prestação de contas. A Assembleia Legislativa, com a sua responsabilidade social, está trazendo as ferramentas a essas pessoas”, apontou a parlamentar.

Na avaliação do vice-presidente da Unipace, deputado Renato Roseno (Psol), a Unipace está cumprindo a sua vocação de uma escola de cidadania e enfatizou que ela está aberta para todas as comunidades. “Nós temos nos esforçado no sentido de fortalecer uma escola para o serviço público. No caso deste curso, os representantes das organizações sociais, as lideranças comunitárias, vão ter acesso a um conteúdo de excelência sobre a gestão organizacional”, ressaltou.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, salientou que o objetivo geral do curso é contribuir para a administração das associações, com foco no desenvolvimento sustentável e geração de soluções nas comunidades. 

Entre os objetivos específicos da capacitação, segundo ela, estão compreender a potencialidade do trabalho profissional na esfera da gestão de políticas e programas sociais; fortalecer a aprendizagem de elaboração de projetos sociais; discutir estratégias de monitoramento das ações e otimização das práticas de planejamento; evidenciar a avaliação de ações implementadas, sendo capaz de gerenciar os riscos e fortalecer o empreendedorismo.

“A Unipace tem uma ação importante de responsabilidade social.Quando trabalhamos na perspectiva da democracia e do Parlamento aberto, a Unipace é essa porta, para que essas pessoas colaborem com políticas públicas e gestão, pois estão dentro das comunidades e desse contexto social”, pontuou Lídia Lourinho.

PALESTRA

O lançamento do curso “Gestão de Projetos para Organizações Sociais” contou com palestra da professora e Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcella Costa, com o tema “Parcerias no Terceiro Setor - Oportunidades e Desafios”.

Na ocasião, ela tratou do Marco Regulatório do Terceiro Setor (MROSC) no País, Lei nº 13019/2014, responsável por orientar a transferência de recursos (financeiros ou não) do poder público para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou entidades sem fins lucrativos.

“É a legislação que reconhece e cria meios legítimos para que essas organizações possam atuar em parceria com o Estado. Felizmente, se entendeu em nível de Brasil que as organizações sociais existem e merecem reconhecimento”, salientou a professora, enfatizando que o Estado precisa da atuação desses entes.

“Quem está na ponta, na comunidade, atuando de forma capilarizada e legítima são as organizações da sociedade civil. O Estado não tem braços para alcançar tudo e realizar todas as ações, demandas e necessidades sociais. As organizações, por sua vez, têm essa capacidade, pois já estão lá nas comunidades”, explanou Marcella Costa.

O curso "Gestão de Projetos para Organizações Sociais” tem carga horária total de 100 horas, dividida em quatro módulos, com aulas presenciais e on-line (ao vivo e transmitidas por plataforma de vídeo), realizadas no período de março a junho de 2024. O certificado é emitido pela Unipace, sendo necessária a frequência mínima de 75% nas aulas e atividades.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também