Proposta dispõe sobre Programa Estadual de Apoio ao Ciclista
Por ALECE19/01/2022 12:40 | Atualizado há 10 meses
Compartilhe esta notícia:
O Programa Estadual de Apoio ao Ciclista de Baixa Renda que visa distribuir, por parte do Governo do Ceará, acessórios básicos de segurança para cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte, faz parte da proposta da deputada Érika Amorim (PSD).
O projeto de indicação 471/2021 , em tramitação na Assembleia Legislativa, propõe a entrega de kits contendo sinalizadores dianteiro e traseiro, capacete, buzina ou qualquer outro dispositivo sonoro e suporte para garrafa de água. A proposta deve beneficiar pessoas que tenham o nome no CadÚnico ou que recebam o benefício de prestação continuada da assistência social ou seja beneficiário de um ou mais programas sociais.
Para a Érika Amorim, a matéria é de grande relevância já que parte da população, especialmente a de baixa renda, se utiliza da bicicleta como único meio de transporte. "O achatamento da renda no Brasil dificulta a vida das pessoas socialmente vulneráveis, especialmente no tocante a simples manutenção desse meio de transporte", explicou.
A parlamentar ressaltou ainda que a falta de acessórios básicos de segurança, em inúmeras situações, contribui com o aumento de acidentes que envolvem ciclistas. "A nossa propositura tem por objetivo principal reduzir o elevado número de mortes de ciclistas em nossas vias terrestres por falta de sinalização e acessórios, que são equipamentos obrigatórios, possibilitando aos ciclistas maior segurança enquanto estiverem utilizando a bicicleta para se deslocar", assinalou.
GM/AT
Veja também
Notícias
22/04/2026
Preservação da memória popular marca roda de conversa promovida pelo Malce
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Notícias
22/04/2026
CCJR aprova 20 projetos de parlamentares nesta quarta-feira
Autor: Gabriela Farias
Notícias
22/04/2026