Parlamentares e autoridades reconhecem contribuições de agraciados com a Medalha Plenário 13 de Maio
Por Pedro Emmanuel Goes22/05/2026 21:46 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:
A Medalha Plenário 13 de Maio foi entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na noite desta sexta-feira (22/05), a grandes personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade cearense. A sessão solene ocorreu no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, localizado no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (Anexo II da Alece).
Nesta edição, foram homenageados o desembargador Abelardo Benevides Moraes; o senador Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o engenheiro e ex-deputado estadual Eudoro Santana; o empresário do setor hoteleiro, Manoel Linhares; o médico e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo; e a jornalista e escritora Socorro Acioli.
Parlamentares e diversas autoridades prestigiaram o evento e destacaram a importância da homenagem àqueles que dedicaram seu trabalho e deram relevantes contribuições para o desenvolvimento do Estado nos mais diversos setores.
.jpg)
Auditório João Frederico Ferreira Gomes recebe grande público na entrega da Medalha Plenário 13 de Maio. - Foto Maximo Moura
O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Alece, deputado De Assis Diniz (PT), elogiou a iniciativa do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), por “ressignificar o papel dessas comendas e homenagens que a Casa tem realizado”. Esse movimento, de acordo com ele, visa exatamente dar visibilidade às ações de pessoas que interferem positivamente no cotidiano do povo cearense.
Para o parlamentar, a Alece tem olhado para grandes lideranças e personalidades que devem e merecem ser reconhecidas. “E o presidente Aldigueri acerta ao levar esse pensamento adiante, fazendo política com diálogo e respeito, sem mentiras ou fake news. Só paz e amor”, elogiou.
A deputada Jô Farias (PT), autora do requerimento que escolheu o desembargador Abelardo Benevides como um dos agraciados da noite, comentou que a cerimônia “joga luz” em personalidades muito importantes e representativas do nosso Estado. “Abelardo Benevides é um grande parceiro na luta pelos direitos e defesa das mulheres, e a escritora Socorro Acioli é uma legítima representante das mulheres cearenses. Então, ficamos muito felizes por a Casa estar honrando essas pessoas”, avaliou.
O deputado Guilherme Bismark (PSB) ressaltou que o Legislativo cearense cumpre seu papel ao reconhecer e valorizar as contribuições dos homenageados ao longo do tempo. Ele destacou a homenagem ao ex-governador Camilo Santana, destacando sua capacidade de liderança e diplomacia no meio político, e à jornalista e escritora Socorro Acioli, que “tem levado a literatura cearense a outros patamares” com sua escrita.
“Não tenho dúvidas de que a Casa está cumprindo o seu papel, dentre tantos outros. Prestar homenagem com comendas a quem merece e deve ser homenageado, em vida, como a gente fala, é uma competência muito especial”, disse.
O deputado Missias Dias (PT) julgou o reconhecimento aos homenageados como justo, “visto que a dedicação dos homenageados, em suas respectivas atribuições, se estende ao fomento de políticas públicas e processos decisórios que fazem o Ceará crescer, em termos de economia, sociedade, cultura e democracia”.
AUTORIDADES
.jpg)
A cerimônia de entrega da comenda contou com a presença de autoridades de diversos órgãos do Ceará. Foto: Júnior Pio
Também presentes na solenidade, diversas autoridades reforçaram a importância das homenagens. O desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Heráclito Viera, manifestou sentimento de orgulho em relação à homenagem ao desembargador Abelardo Benevides.
“Abelardo tem uma carreira profícua, com muitas entregas e serviços realizados em prol do povo cearense. Ele foi magistrado no interior e, aqui na capital, ascendeu e ocupou todos os cargos, tanto no Tribunal de Justiça quanto no Tribunal Regional Eleitoral, sempre fazendo um trabalho voltado para a instituição e para a coletividade”, argumentou.
A Secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, também ressaltou ser de grande importância a Alece prestar homenagem a representantes de áreas tão distintas. Ela mencionou a honraria ao médico Raimundo Macêdo, que, na sua avaliação, “faz jus ao trabalho que realiza, até hoje, pela saúde do povo cearense”.
Já a Secretaria de Educação do Estado, Jucineide Fernandes, reforçou que os escolhidos para serem agraciados com a Medalha Plenário 13 de Maio “realmente fizeram a diferença em nosso Estado; enquanto o Superintendente do Idace, João Alfredo, compreende a homenagem como um “agradecimento” do Poder Legislativo a estas personalidades por suas contribuições.
Estiveram presentes, ainda, na solenidade, os deputados Jeová Mota (PSB), Danniel Oliveira (MDB), Fernando Hugo (Republicanos), Fernando Santana (PT), Davi de Raimundão (MDB), além de representantes de diversas secretarias e outros órgãos de Estado.
MEDALHA PLENÁRIO 13 DE MAIO
Criada pela Resolução 526/05, a Medalha Plenário 13 de Maio é a principal comenda concedida pelo Poder Legislativo cearense. Destinada ao cidadão que prestar comprovados e relevantes serviços à sociedade cearense.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Gleydson Silva
Veja também