Notícias

Alece inicia atividades do Novembro Azul com foco na prevenção ao câncer de próstata

Por Da Redação / Com informações do Núcleo de Comunicação Interna e da Assessoria de Comunicação do DSAS
12/11/2024 15:11 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece) está iluminado pela cor azul em alusão à campanha - Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11), a cerimônia de abertura do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde integral do homem e que tem como foco a prevenção do câncer de próstata. A atividade ocorreu no hall do Plenário 13 de Maio e contou com o apoio das células de Análises Clínicas, de Enfermagem e de Nutrição do DSAS.

Também participam das atividades ao longo do mês o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa, o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e a Associação dos Servidores da Alece (Assalce).

Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 70 mil casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano no Brasil. Diante desse quadro alarmante, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destacou o quanto é importante a promoção de campanhas que conscientizem sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina.

“É importante que o homem tenha em mente que precisa cuidar de sua saúde e que, após os 40 anos, deve consultar regularmente o médico urologista e fazer os exames necessários. Nesse sentido, oferecemos aos servidores e comunidade do entorno testes de glicemia e PSA, medição de pressão arterial, vacinação contra covid-19, influenza, hepatite B e tétano, bem como distribuímos materiais informativos sobre a prevenção do câncer. Com ações como essas, o DSAS reafirma ainda mais o compromisso da Alece com a promoção da saúde pública”, afirmou.

Sobre o combate ao câncer de próstata, a orientadora Regina Moreira, da Célula de Nutrição do DSAS, destacou que uma dieta saudável e fácil de ser incorporada à rotina pode não só prevenir o câncer de próstata, mas também controlar a sua progressão.

“É interessante evitar os alimentos inflamatórios, como as comidas processadas, ultraprocessadas e ricas em açúcar industrializado, pois eles propiciam o surgimento de células tumorais. Por isso, é importante incorporar à dieta alimentos ricos em magnésio, selênio, vitamina D, E, B12 e licopeno (pigmento que confere a cor vermelha a alimentos como a cenoura, o tomate e a melancia)”, explicou.

BLITZ PREVENTIVA

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, também realizou, nesta terça-feira, blitz de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata, percorrendo os setores da Casa para orientar sobre medidas preventivas e terapias pós-diagnóstico, além de enfatizar o cuidado integral com a saúde masculina. A campanha prioritariamente percorreu  as salas com maior público masculino. 

A orientadora da célula, Tamires Guimarães, que integrou a blitz, explicou que foram agendadas durante a semana uma série de atividades relativas ao Novembro Azul. “Toda essa agenda tem uma única função: conscientizar, cada vez mais, os homens para que eles recorram ao urologista, fazendo os exames de rotina, para que eles saibam que o câncer de próstata é uma doença que é curável e tratável, quando diagnosticada em fase inicial. Por isso há a necessidade do exame de PSA e toque retal. É exatamente isso que a nossa blitz busca: conscientizar”, afirmou.

Por conta de ser um tema eminentemente masculino, a blitz percorreu os setores de Transporte, Logística, Engenharia, onde há número maior de servidores e colaboradores desse sexo. "Nós buscamos levar essa consciência para que eles procurem, não somente em novembro, mas durante todo o ano", disse Tamires Guimarães, ressaltando que o DSAS disponibiliza urologista durante todo o ano. "A gente tem essa facilidade de, no nosso próprio ambiente de trabalho, buscar esse atendimento", esclareceu.

FISIOTERAPIA

A fisioterapeuta Marjory Paixão, que também integra a célula, explicou que a fisioterapia atua tanto na prevenção quanto no pós-tratamento. "Na prevenção, a gente sempre deixa clara a importância do exercício físico e de boas práticas saudáveis para evitar a enfermidade. Quando já há o diagnóstico, podemos adotar um tratamento direcionado, quando é identificada alguma sequela", afirmou.

A nutricionista Gisele Pacheco participou da blitz oferecendo orientações sobre a importância de uma alimentação saudável. "Nós buscamos trazer orientações, principalmente nos setores predominantemente masculinos, para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Em relação aos alimentos, nós aconselhamos os produtos que podem prevenir a enfermidade. E, para quem tiver alguma dúvida, poderemos explicar", afirmou.

Segundo a nutricionista, uma alimentação saudável é aquela que prioriza alimentos que fazem bem à saúde, como frutas, verduras, legumes, leguminosas, sementes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras boas.

 

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO AZUL

Dia 13/11 - Roda de conversa com especialistas

Horário: 9h. 

Local: Auditório do DSAS. 

Atividade: Roda de conversa sobre o câncer de próstata e outros temas essenciais para a saúde masculina com os médicos urologistas André Castelo e Bruno Castelo. 

Responsável: Célula de Clínica Médica do DSAS.

 

Dia 14/11 - Aula de alongamento e encerramento das atividades 

Horário: 9h30. 

Local: Hall do DSAS. 

Atividade: Aula de alongamento aberta a todos os servidores e visitantes, cerimônia de encerramento das atividades do Novembro Azul.

Responsável: Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do CRS.

 

Edição: Geimison Maia

Veja também