Com quase 55 mil inscritos, Alece realiza provas do concurso para técnico e analista legislativo
Por Geimison Maia16/08/2026 10:02 | Atualizado há 5 horas
Compartilhe esta notícia:
As provas para o concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ocorreram ao longo deste domingo (16/08) em 14 cidades cearenses. Pela manhã, participaram os candidatos para o cargo de técnico legislativo. Já pela tarde foi a vez dos concorrentes para os cargos de analista legislativo. O edital prevê o preenchimento de 200 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva.
A realização das provas foi acompanhada por comissão formada por servidores da Alece, que visitou alguns dos locais onde ocorreram a aplicação do concurso. De acordo com o diretor geral da Alece, Paulo Rolim, esse “é um momento histórico para a Assembleia Legislativa”.

Comissão de servidores da Alece visitou locais de provas para conferir o andamento do certame - Foto: José Leomar
“A comissão está aqui neste momento reunida, visitando os locais de prova, para desejar que as coisas aconteçam dentro de um clima de normalidade e que os concurseiros possam ter uma manhã e uma tarde em que eles possam realizar o grande sonho de entrar para o serviço público através de um processo democrático e transparente”, ressaltou o diretor.
Paulo Rolim ainda explicou que foi identificada a necessidade de realizar o concurso por conta dos pedidos de aposentadoria de servidores da Alece realizados nos últimos anos. “Com essas vagas [oriundas das aposentadorias], a Assembleia Legislativa realiza hoje o maior concurso de sua história. São duzentas vagas e mais um quadro de reserva em torno de quatrocentas vagas”, informou.
Já o coordenador de Operações do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), José Almeida, ressaltou que foram quase 55 mil inscritos para realizar a prova. Para atender essa grande quantidade de interessados, foi necessário distribuir o certame em 98 escolas e 1.207 salas de aula em todo o Estado.

Locais de provas foram distribuídos em 98 escolas do Ceará - Foto: José Leomar
EXPECTATIVAS DOS CANDIDATOS
O advogado Saulo Prudente realizou tanto as provas para técnico como para analista legislativo. “São nove horas de prova, quatro de manhã e cinco pela tarde”, comentou ele sobre a maratona que teria de enfrentar ao longo do dia. O candidato avaliou que entrar em uma carreira no serviço público e com estabilidade seria uma grande conquista profissional, por conta do saturamento do mercado da área de formação dele. “Estou estudando bastante, abdiquei de muita coisa, sem sair de casa, aniversários perdidos, festas com os amigos. Abdicando e tentando colher no futuro”, disse ele sobre esses meses de preparação para a prova.
Para a estudante Rayssa Kelly, que está no 3º ano do Ensino Médio, ter a experiência de realizar o concurso vai ser muito importante para consolidar a preparação dela ao longo dos próximos anos. “Minha expectativa é inicialmente ter a experiência de saber como é estar em uma prova do concurso”. Ela compartilhou que uma das dificuldades que teve na preparação foi conciliar os estudos para o certame e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Campus do IFCE em Juazeiro do Norte (CE) foi um dos locais de prova no Interior do Estado - Foto: Divulgação
DESCENTRALIZAÇÃO DAS PROVAS
A novidade desta edição do concurso da Alece foi a descentralização dos locais de prova, com possibilidade de os candidatos realizarem o certame fora da Capital. Segundo José Almeida, além de Fortaleza, 13 cidades do Interior do Estado tiveram locais de prova.
A estudante de Direito Lara Alves Dias afirmou que isso foi fundamental para ter realizado a inscrição no concurso, já que mora em Juazeiro do Norte, uma das cidades em que o certame é realizado e distante cerca de 500 quilômetros de Fortaleza. “Viabilizou muito, porque, se não fosse aqui, eu não teria feito [a inscrição]”, avaliou. A expectativa dela era de que as provas tivessem um nível elevado de cobrança do conteúdo programático previsto no edital.
Ter um local de prova na região do Cariri cearense também foi fundamental para Irlândio Derly Fernandes Bernardino, que prestou o concurso tanto para técnico como para analista legislativo. Ele mora no município de Farias Brito, que fica a cerca de 60 quilômetros de Juazeiro do Norte.
“Eu achei uma excelente escolha essa descentralização, porque facilita a nossa logística, diminui os nossos gastos. O concurseiro hoje ele tem um certo valor em gastos, além de curso na preparação. Se a gente fosse até a capital, iria ter um gasto maior”, disse.
Por já ter realizado outros concursos públicos, a expectativa dele era de realizar uma boa prova, mesmo ciente das dificuldades em seleções como essa. “Estudei e vamos ver o que que vai cair [no conteúdo da prova]. Se cair o que a gente estudou, tudo bem. Se não, vamos partir para uma próxima”, avaliou.
CONCURSO
Lançado em maio deste ano, o edital do concurso prevê o preenchimento de 200 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Do total de vagas, 170 são destinadas a cargos de nível superior, distribuídos em 29 especialidades, e 30 a cargos de nível médio. O cadastro de reserva corresponde ao dobro do número de vagas imediatas, totalizando 400 posições. A seleção é organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e mais informações podem ser obtidas na página oficial do concurso.
Edição: Lusiana Freire
Veja também