Veículos da Alece são finalistas do Prêmio UFC de Jornalismo
Por Juliana Melo / com informações do Núcleo de Comunicação Interna da Alece07/11/2024 15:53 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:
A Alece TV e a Alece FM estão entre os finalistas da 1ª edição do Prêmio UFC de Jornalismo, que busca reconhecer e premiar reportagens sobre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e suas ações acadêmicas. Os veículos, que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), concorrem com dois trabalhos na categoria Vídeo e um na categoria Áudio.
Um dos finalistas da Alece TV na categoria Vídeo é ''Cozinhas do Grande Bom Jardim: solidariedade com quem tem fome”, que mostra o trabalho desenvolvido pela rede de cozinhas comunitárias em um dos territórios mais vulneráveis de Fortaleza. A produção é resultado do intercâmbio entre colaboradores da rádio Alece FM (96,7MHz) e do Núcleo de Documentários da Alece TV.
O outro finalista da emissora é o documentário ''Teatro Universitário da UFC - lugar de memória e de formação'', que apresenta a história do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa), equipamento vinculado à universidade. O documentário traz entrevistas com o ator e professor Walden Luiz, a professora Jeísa Fontenele, a artista e produtora cultural Juliana Tavares, o ator e professor Joca Andrade e a diretora do Tupa, Grá Dias.
Segundo o gerente-geral da Alece TV, Rafael Luis Azevedo, a escolha desses trabalhos como finalistas do prêmio é um reconhecimento para a redação da Alece TV. "Vale ressaltar essa participação de profissionais da Alece TV e da Alece FM, que não tinham reportagens inscritas em premiações de jornalismo e que, agora motivados, viraram presença cativa em concursos desse tipo", afirma.
ALECE FM
A Alece FM é finalista com a reportagem ''Projeto Smart Glasses: Inclusão para a Cidadania”. A matéria detalha o projeto idealizado pelo professor Marcelo Martins da Silva, egresso do curso de Engenharia de Computação do campus da UFC em Quixadá, que permite acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
A gerente-geral da Alece FM, Tarciana Campos, recebe com entusiasmo a notícia de que a emissora tem o trabalho como finalista no Prêmio de Jornalismo da UFC. “A matéria foi realizada com muito empenho da produtora Rosa Amélia Macêdo e do repórter Silvio Augusto, que fizeram uma apuração detalhada sobre um projeto de inclusão da universidade. Sou grata por esse trabalho coletivo sobre um projeto tão importante e com boas perspectivas para a qualidade de vida das pessoas sem visão estar agora entre os finalistas do prêmio”, pontua Tarciana.
O jornalista da Alece FM Sílvio Augusto considera que a indicação é um novo reconhecimento do trabalho jornalístico realizado pela emissora. "Fico muito feliz em participar de mais uma final de um prêmio, sendo dessa vez da UFC. Só tenho que agradecer aos que participaram junto comigo nessa reportagem, como o sonorizador Ronaldo César, o editor Marcos Smith e a nossa gestora, jornalista Tarciana Campos", frisa.
De acordo com o profissional, a equipe sempre incentiva para que o resultado fique o mais próximo possível da perfeição. "Foi desafiador, porque foi realizada uma pesquisa sobre as atividades dos alunos da UFC em Quixadá [...] Lá, as coisas não são tão fáceis como em Fortaleza, e isso me incentivou a divulgar esse projeto, fazendo essa reportagem", comenta.
A produtora da reportagem, Rosa Amélia Macêdo, destaca que produzir o trabalho foi gratificante. "Além de participar de um prêmio importante como o da Universidade Federal do Ceará, conhecer e divulgar um dispositivo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual é engrandecedor. Por meio da reportagem, podemos saber como a inovação transforma vidas, proporciona igualdade de acesso e oportunidades", avalia.
Edição: Geimison Maia
Veja também