PEM mobiliza população para a 4ª Marcha em Defesa das Mulheres
Por Narla Lopes26/03/2026 12:25 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), na manhã desta quinta-feira (26/03), mais uma ação de mobilização, desta vez nas ruas do entorno da Casa, para convocar a população para a 4ª Marcha em Defesa das Mulheres, que ocorre neste sábado (28/03).
A iniciativa dá continuidade à programação iniciada na terça-feira (24/03), no hall do Plenário 13 de Maio, ampliando a divulgação e dialogando diretamente com a população sobre a importância da participação coletiva na luta pela igualdade, pela justiça, pelo respeito e pelo fim da violência contra as mulheres.
.jpg)
Deputadas Juliana Lucena (PT), procuradora especial da Mulher da Alece, e Jô Farias (PT) - Foto: José Leomar
Na ocasião, a procuradora especial da Mulher da Alece, deputada Juliana Lucena (PT), destacou que a marcha representa um momento de fortalecimento coletivo. “É um momento muito especial, de voz, visibilidade e reafirmação do papel das mulheres na sociedade. É quando nos reunimos para mostrar que estamos juntas, firmes, ocupando nossos espaços e construindo um futuro melhor”, afirmou.
A parlamentar também reforçou o convite à participação. “Convido todas as mulheres, suas famílias e amigas a estarem presentes. A participação de cada pessoa faz a diferença porque, quando uma mulher avança, todas avançam”, disse.
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou a importância da participação popular. “Convido todos os servidores, colaboradores, deputados e deputadas e toda a população para nos somarmos à marcha no sábado, que é um chamamento à responsabilidade de cada um de nós na defesa dos direitos e prerrogativas das mulheres”, conclamou.
Somando-se à mobilização, a coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, Karisia Mara, ressaltou o caráter coletivo da iniciativa. “É um momento de união e soma de esforços que reúne representantes políticos, lideranças e a sociedade civil em um movimento forte e pacífico, reafirmando o compromisso com o respeito, a igualdade e o fim da violência contra as mulheres”, pontuou.
.jpg)
Equipe da PEM - Foto: Bia Medeiros
ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE
A deputada Jô Farias (PT) também destacou a importância do engajamento de toda a sociedade. “Queremos que não só as mulheres, mas também os homens se juntem a essa marcha, mostrando para toda a sociedade que essa luta não é só nossa. A violência contra nós, mulheres, não é um problema só nosso, não é só sobre nós; é também sobre os homens, sobre sentimentos que podem levar a isso. Muitas vezes, essa violência vem como se fosse proteção, mas é revestida de muito ódio e de muita violência contra nós”, avaliou.
A parlamentar chamou ainda a atenção para os casos de feminicídio. “Precisamos falar a mesma língua. Não queremos nenhuma mulher morta, porque cada mulher que morre por feminicídio, por sentimento de posse, é como se morresse uma de nós também. Morre uma mãe, uma família, um filho, morre uma voz que poderia ajudar outras mulheres. Então, convidamos todo mundo para, a partir das 7 horas do sábado, estar em frente à Procuradoria da Mulher. Vamos marchar juntos!”, concluiu.
Reforçando o convite, o deputado Danniel Oliveira (MDB) também reforçou a necessidade de conscientização. “A gente quer fazer com que as pessoas entendam que os gêneros são diferentes, mas as pessoas são iguais. Convido todos, em nome da Assembleia e das deputadas desta Casa, para participarem dessa importante marcha em defesa das mulheres”, afirmou.
APOIO E ORIENTAÇÃO
Além da mobilização nas ruas, a ação também levou orientação sobre os serviços oferecidos pela Procuradoria. A advogada da PEM, Anne Fernandes, destacou que o órgão realiza atendimento contínuo às mulheres em situação de violência, com acolhimento e encaminhamento adequado.
Segundo ela, o trabalho é desenvolvido de segunda a sexta-feira. “A gente recebe essas mulheres, acolhe, explica seus direitos e deveres e faz os encaminhamentos necessários, seja para a Defensoria, delegacia ou Ministério Público. O objetivo é que essa mulher volte a ser protagonista da própria vida, entendendo sua história e se sentindo amparada”, ressaltou.
.jpg)
Psicólogo da PEM Erlito Rabelo durante mobilização com a sociedade - Foto: Bia Medeiros
O atendimento também conta com suporte psicológico e social, fortalecendo a rede de apoio às vítimas. O psicólogo Erlito Rabelo destaca que o serviço atua tanto na prevenção quanto no acompanhamento das mulheres. “Também realizamos ações de conscientização, informando sobre os tipos de violência e os direitos das mulheres, além de oferecer atendimento direto, tanto presencial quanto online”, explicou.
Ainda segundo o profissional, o acompanhamento psicológico tem papel fundamental no processo de fortalecimento. “O foco é fortalecer essa mulher, ajudá-la a reconhecer a situação de violência e construir caminhos para sair desse contexto com mais autonomia e segurança”, destacou.
CONSCIENTIZAÇÃO
O assessor parlamentar do Exército, Bonifácio Sales, parabenizou a Alece pela iniciativa e destacou a relevância da mobilização diante dos índices de violência. “Infelizmente, o nosso Estado ainda se destaca nos índices de feminicídio. A marcha surge como mais um instrumento de conscientização e fortalecimento das ações de proteção e defesa das mulheres”, comentou.
A 4ª Marcha em Defesa das Mulheres será um grande momento de encontro, reunindo representantes da sociedade civil, do poder público e a população em geral.
A concentração acontece a partir das 6h30, na sede da Procuradoria Especial da Mulher. No local, haverá distribuição de kits, café da manhã e aula de aquecimento. Em seguida, os participantes seguem em caminhada até a Praça da Imprensa. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por meio deste formulário online.
SERVIÇO – 4ª Marcha em Defesa das Mulheres
Quando: sábado, 28 de março de 2026, a partir das 6h30
Local de concentração: sede da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) (anexo IV da Alece)
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2930-A, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE
PROGRAMAÇÃO:
6h30 – Concentração dos participantes
7h30 – Café da manhã
8h30 – Aquecimento
9h – Início da marcha
10h – Ato de encerramento, com música e leitura de manifesto, na Praça da Imprensa
ATENDIMENTO ONLINE PEM
A PEM possui um canal de comunicação chamado Zap Delas, destinado ao atendimento de mulheres e meninas em situação de violência no Ceará. A ferramenta, oferecida por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, está disponível pelo número (85) 99814.0754, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As atendidas recebem orientações iniciais e são encaminhadas para a equipe multidisciplinar que realiza o acompanhamento, conforme o caso. A equipe é composta por psicólogas, advogadas, assistente social e outros profissionais com treinamento especializado e voltado para o atendimento humanizado das mulheres. Mais informações na página oficial da PEM.
Edição: Geimison Maia
Veja também