Notícias

Alunos de escolas de Aquiraz, Pacatuba e Fortaleza visitam a Alece durante a semana

Por Wanessa Tavares
26/03/2026 16:38 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Alunos da EEMTI Raimundo Tomaz conheceram a exposição Reflexos - Foto: Franzé Abreu

O programa O parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana, a visita de 136 jovens de escolas dos municípios de Aquiraz, Pacatuba e Fortaleza. Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático e para a sociedade.

Na quinta-feira (26/03), participaram duas instituições situadas em Aquiraz e Pacatuba. Pela manhã, foram 34 alunos do 3º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Raimundo Tomaz, do distrito de Tapera, em Aquiraz. 

No período da tarde, estiveram presentes 36 estudantes do 8º ano e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Doutor Carlos Alberto de Almeida Ponte, do bairro Alto São João, da cidade de Pacatuba.

Deputada Larissa Gaspar (PT) conversou com os estudantes no Plenário 13 de Maio - Foto: Dário Gabriel

A turma acompanhada pela diretora da Instituição, Nayara Martins, e da coordenadora, Maria das Dores Queiroz, recebeu as boas-vindas da segunda vice-presidente da Alece, deputada Larissa Gaspar (PT). A parlamentar, além de apresentar o trabalho no Legislativo, também ressaltou a importância dos estudantes conhecerem o funcionamento da Alece. “É importante a Assembleia Legislativa receber hoje uma turma bem eclética, com adolescentes e senhoras, para conhecerem o Poder Legislativo, as políticas públicas e os programas aprovados na Casa (como Ceará sem Fome, Vai e Vem, a redução da fila de cirurgias) e as questões sobre o enfretamento à violência contra a mulher”, avaliou.

Para a aluna Claudiana Severo, da EJA 4 (6º ao 7º ano), de 44 anos, a visita à Alece foi satisfatória por conhecer pessoalmente uma deputada que atua em defesa da presença da mulher na política e no mercado de trabalho.  Ele compartilhou que pretende ingressar no curso de Enfermagem após a conclusão do ensino médio.

Deputado Renato Roseno (Psol) dialogou com grupo de alunos da EEMTI José Júlio da Ponte - Foto: Franzé Abreu

Na última terça-feira (24/03), visitaram a Assembleia Legislativa duas instituições. No período da manhã, participaram 30 alunos do 9º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) José Júlio da Ponte, localizada no bairro Bela Vista, na Capital. Os jovens foram recepcionados pelo deputado Renato Roseno (Psol), que falou sobre a trajetória dele na política e ressaltou a importância da juventude conhecer o funcionamento do Legislativo e o papel dos parlamentares.

Atividades do Parlamento forma apresentadas pelo deputado Tomaz Holanda (Mobiliza) aos estudantes da EEEP Joaquim Nogueira - Foto: Marcos Moura

Já no turno da tarde, conheceram as dependências da Alece 36 estudantes do 3º ano do ensino médio do curso de Técnico de Segurança do Trabalho da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Nogueira, do bairro Parquelândia. O grupo, acompanhado pelo coordenador da Instituição, Tiago de Souza, recebeu as boas-vindas do deputado Tomaz Holanda (Mobiliza), que falou sobre as ações do mandato e incentivou os jovens a buscarem conhecimentos sobre a política e assuntos que os levam a crescerem como cidadãos. 

A aluna Sara Vallery de Moura, de 17 anos, comentou que conhecer o dia a dia do parlamento cearense é interessante, pois desperta o senso crítico em relação a diversos assuntos, como política, saúde e educação. 

Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a exposição temporária “Reflexos”, da artista visual Anete Mendonça, a Alece FM (96,7 MHz) e acompanharam palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. 

O percurso das visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Ponte, Rubens Rocha, Carlos Pontes e Mateus Django. Já no turno da tarde a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias e Cléa Menezes.

SERVIÇO

As visitas guiadas são realizadas às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefone a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613.  

Edição: Geimison Maia

Veja também

Palestra com estudantes foi realizada no dia 12 de março
Notícias 26/03/2026

Procon Alece realiza mais de 190 atendimentos durante programação do Dia do Consumidor

Autor: Pedro Emmanuel Goes / com informações da Assessoria de Comunicação do Procon Alece